Realmente preciso de um escritório de contabilidade?
Realmente preciso de um escritório de contabilidade?
abril 12, 2018

Tributação para profissionais liberais ou autônomos: entenda a diferença

Tributação para profissionais liberais ou autônomos: entenda a diferença

Principalmente após a mudança das leis trabalhistas, muitos profissionais estão optando por trabalharem por conta própria. Mas quando o assunto tem a ver com abrir uma empresa, muitas dúvidas surgem. Por exemplo, qual a diferença entre profissional liberal e autônomo? Qual a tributação ideal para mim?

Para auxiliar nestas dúvidas, hoje vamos falar especificamente sobre estas duas modalidades profissionais, bem como a tributação ideal para cada uma. Vamos lá?

Profissional liberal

Este profissional necessita de formação técnica ou universitária. Além de registro em uma ordem ou conselho profissional. Por conta disso, é associado a sindicatos. Esta modalidade dá maior liberdade, pois a pessoa pode trabalhar no regime CLT e também por conta própria.

Alguns exemplos de profissionais liberais são médicos, dentistas, jornalistas e advogados. Como possuem liberdade de atuação, eles podem trabalhar, por exemplo, dois dias da semana em um local, e nos demais, prestar assessoria e serviços por conta própria.

Profissional autônomo

O autônomo pode desempenhar várias funções, sem exigência de algum tipo de especialização, qualificação profissional ou certificação. Neste caso, ele trabalha por conta própria, sem qualquer vínculo empregatício.

Os exemplos mais clássicos de autônomos são pintores, encanadores, costureiras etc.

Mas, engana-se quem pensa que a principal diferença entre os profissionais liberais e autônomos é apenas a questão de qualificação e especialização. A tributação é outro fator que diferencia as categorias.

Tributação para profissionais liberais

Se a pessoa estiver associada a sindicatos, deve pagar anualmente os tributos correspondentes para exercer as atividades. Além disso, precisa realizar o pagamento de PIS, INSS, ISS e prestar contas ao imposto de renda.

Tributação para autônomos

Para que tenha acesso a todos os benefícios previdenciários, como aposentadoria, o autônomo deve pagar o INSS e ISS.
Independente da categoria profissional, o auxílio de um escritório de contabilidade é indispensável para a realização de suas atividades. Clique aqui, deixe seu telefone e melhor e-mail, que um dos consultores da Praxis Contabilidade irá entrar em contato.