Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão
Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão
janeiro 4, 2021

Reforma Tributária e seus principais impactos sobre a contabilidade

Reforma Tributária e seus principais impactos sobre a contabilidade

A reforma tributária nunca esteve tão perto de ser aprovada e essa iminência traz questões importantes, como se ela é boa ou ruim para a economia e quais serão seus impactos sobre a contabilidade.

Reforma Tributária é o nome que se dá a reformulação de impostos e a forma de arrecadação dos mesmos. Para isso é preciso haver uma mudança na legislação brasileira, que somada ao grande impacto destas mudanças na economia, tornam o processo de votação e aprovação bastante lento e burocrático.

Diversas propostas de reforma já foram colocadas em pauta. Contudo, as que estão agora em votação e que são motivo das maiores expectativas visam principalmente a unificação de impostos e a simplificação da arrecadação, com o objetivo de estimular a atividade econômica.

Segundo informado no site da Câmara dos Deputados, empresas brasileiras gastam em média 1.958 horas para pagar seus impostos, enquanto a média em outros países é de 206 horas. Isso é, sem dúvidas, um fator que desencoraja novos empreendimentos e a desburocratização é uma das formas de mudar este cenário.

Quais os impactos da Reforma Tributária sobre a contabilidade?

Pode-se dizer que são muitos. Isso porque a Reforma Tributária pode afetar de diferentes maneiras as empresas de determinados setores e ainda não é possível definir se isso será bom ou ruim até que tenhamos o texto aprovado.

Sabemos, no entanto, que o período de transição entre um sistema e outro, que será de dez anos, será o mais difícil. Com a extinção de vários impostos e a criação de um IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços), os profissionais da contabilidade e principalmente do setor tributário precisarão reaprender seu dia a dia de trabalho de acordo com as especificidades de cada setor.

Sendo assim, a preparação para a Reforma Tributária é uma via de mão dupla. Enquanto os profissionais precisam acompanhar todos os passos da implementação da nova legislação, as empresas precisam desde já garantir um departamento tributário impecavelmente organizado, tornando assim a adaptação um pouco mais fácil. Para isso, conte com a experiência e conhecimento da Praxis. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.