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O que mudou no Programa ECF

O que mudou no Programa ECF

A ECF, ou Escrituração Contábil Fiscal, passou por algumas mudanças recentemente. Para saber quais mudanças foram essas e como isso impacta no seu dia a dia, continue lendo o artigo.

 

O que é a ECF?

ECF é a sigla para Escrituração Contábil Fiscal. Trata-se de uma obrigação acessória que compõe o SPED da Receita Federal e desde 2014 (ano-calendário) substituiu a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Seu objetivo é fornecer à Receita Federal um número maior de informações contábeis e fiscais referentes aos contribuintes, porém de maneira simplificada – tanto para quem envia, quanto para quem analisa.

O envio da ECF é obrigatório a todas as pessoas jurídicas, sejam elas pertencentes ao lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado. Estão isentas, por sua vez, as empresas pertencentes ao Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias e fundações públicas, bem como as empresas inativas.

O prazo para envio dessa obrigação contábil e fiscal é até o último dia útil do mês de julho. Portanto, se você faz parte das empresas obrigadas a enviar a ECF, verifique o que mudou no programa para não errar no envio.

 

O que mudou no Programa ECF em 2021?

O Programa ECF, utilizado para enviar essa obrigação acessória à Receita Federal, costuma passar por mudanças e atualizações periódicas, a fim de melhorar a usabilidade e funcionalidade do programa e das informações por ele enviadas.

As mudanças percebidas neste ano referem-se ao novo leiaute, que traz alterações importantes nos campos de inclusão e exclusão de registros, atualização de texto e de tabelas, exclusão de campos e inclusão de regras, inclusão de campos, alteração de descrição, inclusão e exclusão de linhas.

Mudanças desse tipo exigem grande preparo e atenção dos profissionais contábeis, para que evitem erros e garantam a conformidade das informações enviadas.

 

Como a Praxis Contabilidade pode te ajudar

Enviar a ECF, bem como outras obrigações acessórias é uma grande responsabilidade. Afinal, é por meio delas que a Receita obtém todos os dados e informações relevantes sobre a sua empresa e atividade.

Esse tipo de documento deve, obrigatoriamente, ser assinado por um contador habilitado para que possa ser enviado. Porém, existem várias vantagens em contar com uma empresa qualificada e experiente.

Na Praxis Contabilidade, atuamos de maneira consultiva, te ajudando a encontrar possíveis falhas e orientando quanto às melhores práticas para garantir a saúde financeira da sua empresa, enquanto garantimos a conformidade junto ao fisco.

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