Realmente preciso de um escritório de contabilidade?
Realmente preciso de um escritório de contabilidade?
abril 12, 2018
MEI ou Microempresa: qual a melhor opção para quem inicia um negócio?
MEI ou Microempresa: qual a melhor opção para quem inicia um negócio?
abril 9, 2019

Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?

Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?

As startups já são um nicho real no Brasil. Por isso, a contabilidade para startups tem sido uma prática cada vez mais em alta.

Você, com certeza, já ouviu falar sobre esse modelo de negócios, que possui projetos promissores ligados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras. Mas, você sabe quais são as especificações deste tipo de empresa? Como se aventurar nesta novidade de forma organizada e com as obrigações contábeis em dia? Neste artigo, vamos explorar este tema.

Contabilidade para startups vai muito além de impostos

Existem diversos incentivos fiscais para startups, principalmente as da área de tecnologia, a preferida deste modelo de negócio.
Além disso, o contador será mais do que um profissional de contabilidade, mas sim um consultor. Verificando quais são as melhores opções de enquadramento tributário e traçando junto ao profissional, um plano de crescimento.

Atenção aos aportes de investimentos

É uma questão importante que um profissional que irá abrir uma startup precisa estar atento. Existem os investidores anjo, pessoas físicas que dedicam parte de seu patrimônio para investir em novos modelos de negócio. Eles são cada vez mais comuns e buscados por quem quer ver sua ideia decolar.

Além de registrar esses investimentos de forma correta, o contador vai verificar se a receita está aumentando e se os custos estão condizentes com o negócio. Entre as análises financeiras da contabilidade para startups estão o índice de inadimplência, fluxo de caixa, índice de rentabilidade, entre outros.

Qual a melhor tributação para startups?

Para quem está criando um startup, o regime mais recomendado é o simples nacional. Isso, pois conta com carga tributária reduzida, guia única de recolhimento e método de atuação, como diz o próprio nome, mais simplificado.

Está envolvido em projetos de startups e precisa de uma assessoria fiscal completa? Entre em contato com a Praxis, que irá fornecer uma solução customizada e completa ao seu negócio.