O que mudou no Programa ECF
O que mudou no Programa ECF
julho 8, 2021

5 erros que impedem sua empresa de crescer

5 erros que impedem sua empresa de crescer

Todo mundo que abre uma empresa, sonha em vê-la crescer e prosperar, tanto em termos de lucratividade, quanto em reputação. Contudo, existem erros que nem todo mundo sabe que está cometendo, mas que podem estar impedindo a sua empresa de crescer. Quer saber quais erros são esses? Continue lendo o artigo.

 

Problemas que impedem o negócio de prosperar

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em junho de 2021 relatou que 3 a cada 10 pequenos negócios fecham antes de completar 5 anos. Outros dados mostram que a maioria dos pedidos de falência devem-se a problemas de gestão e planejamento.

Por outro lado, o primeiro passo para o sucesso é reconhecer os erros. Por isso, confira agora os cinco erros que impedem a sua empresa de crescer.

 

1.   Não ouvir o cliente

Seja uma empresa do comércio, da indústria ou de serviços, todas elas existem por uma única razão: atender e satisfazer às necessidades do cliente. Por isso, deixar de ouvir os pedidos e reclamações do consumidor é um grande erro, que deve ser corrigido o quanto antes.

Pior ainda quando a empresa não conhece o seu público-alvo e não sabe o que eles querem ou precisam, o que torna a tarefa de atendê-los com qualidade, praticamente impossível.

 

2.   Não investir na motivação dos funcionários

Funcionários motivados não só se tornam mais produtivos, como também pedem menos demissão (o que também representa uma diminuição nos custos da empresa), faltam menos e apresentam menos atestados.

Uma liderança empática, que reconhece e valoriza o esforço individual, age com respeito e firmeza, é capaz de motivar os seus funcionários mesmo que não haja, necessariamente, uma recompensa financeira.

 

3.   Não ter planejamento

A velha máxima “para quem não sabe o destino, qualquer caminho serve” cabe muito bem aqui. Uma empresa que não olha para o futuro e não vislumbra novos horizontes acaba não trabalhando pelo crescimento, mas apenas para a sobrevivência. Com isso, não crescem.

Nessas horas é importante olhar para o passado, aprendendo com os erros e acertos já cometidos, para o presente, de modo a entender a sua realidade atual e as possibilidades já existentes, e para o futuro, as oportunidades que ele reserva.

 

4.   Má gestão financeira

Esse, sem dúvidas, é um dos grandes motivos que impedem as empresas de crescer. Não fazer um controle preciso das receitas e despesas tem uma consequência direta, que é a impossibilidade de enxergar os lucros com clareza.

Além disso, uma empresa que não tem gestão financeira dificilmente conhece seus custos e provavelmente gasta mais do que deveria em coisas desnecessárias. E sem saber quanto ganha e quanto gasta, fazer investimentos e crescer se torna inviável.

 

5.   Não fazer um planejamento tributário

Muitas empresas cometem o erro de apenas pagar as suas guias de impostos, sem nem ao menos saber por que e para onde eles estão indo. Por não contarem com um planejamento tributário eficiente, elas muitas vezes acabam pagando mais do que deveriam ou até mesmo pagando duas vezes o mesmo tributo.

Dentro deste mesmo erro, podemos citar não contar com o auxílio de uma contabilidade especializada, que além de ajudar e aconselhar quanto às maneiras de reduzir a carga tributária, ainda garante a conformidade das informações e a obediência aos prazos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conte com a Praxis Contabilidade, fale agora mesmo com um de nossos especialistas.