A importância do tributário pós-pandemia
A importância do tributário pós-pandemia
agosto 27, 2020
Restituição de crédito tributário: como e por que solicitar?
Restituição de crédito tributário: como e por que solicitar?
setembro 28, 2020

Terceirização da mão de obra

Terceirização da mão de obra

Não existe receita pronta para administrar uma empresa. Assim, é muito provável que cada empresário encontre seus próprios caminhos para atingir o lucro e a prosperidade dos negócios. Por outro lado, existe uma série de estratégias amplamente adotadas, a fim de facilitar a gestão e maximizar os resultados, e uma delas é a terceirização da mão de obra, sobre a qual falaremos mais a seguir.

O que é terceirização da mão de obra?

Terceirização da mão de obra nada mais é do que contratar um ou mais funcionários qualificados através de outra empresa e não mais diretamente com o trabalhador.

Trata-se de uma estratégia que possibilita a diminuição considerável de custos com a folha de pagamento, enquanto permite à empresa focar mais na execução do seu core business.

Apesar de já existir há algum tempo, ela ganhou ainda mais força em 2017, quando a terceirização passou a ser permitida também para as chamadas atividades-fim. Esse foi um marco importante, já que antes só era possível contratar profissionais em áreas de apoio, chamadas atividades-meio.

Vantagens da terceirização da mão de obra

A lista de vantagens obtidas com a terceirização da mão de obra é relativamente grande, fato este que atrai empresários de diversos setores. Veja as principais:

Maior controle dos gastos

Ao optar pela terceirização da mão de obra, as empresas passam a ter um melhor controle de seus gastos, principalmente os que referem-se à folha de pagamento. Isso porque se um funcionário pedir demissão, sofrer um acidente ou precisar passar por treinamentos, estes custos são de responsabilidade da terceirizada e não do contratante.

Mais produtividade

Outra grande vantagem obtida com a terceirização é o aumento significativo da produtividade. Boas empresas de terceirização prezam por um processo de recrutamento, seleção, treinamento e alocação altamente eficazes, visando entregar para o contratante um serviço de excelência e possibilitar uma parceria de longo prazo.

Como consequência, a empresa não precisa se preocupar com nada além de fazer o negócio acontecer e prosperar, em meio a um ambiente de alta performance.

Maior eficiência interna

Quem opta pela terceirização da mão de obra tem uma eficiência interna muito maior, quando comparada aos que não o fazem. Para tanto, seja em atividades primárias ou secundárias, a qualificação dos funcionários é de suma importância, independentemente do regime de contratação escolhido.

Otimização de investimentos

Quem adere a terceirização perde menos tempo com a gestão dos recursos humanos, o que representa uma importante economia de tempo e dinheiro. Se esta tiver um planejamento financeiro e orçamentário eficiente, poderá redirecionar o valor economizado e investir em melhorias para o negócio, possibilitando a inovação contínua.

Como saber se vale a pena terceirizar?

Apesar de todos os benefícios, a terceirização da mão de obra nem sempre é boa. Para impedir que esse investimento se torne um gasto mal planejado, prejudicando o desempenho dos negócios em vez de melhorá-lo, é importante fazer uma minuciosa análise interna.

Se a sua empresa está pensando em contratar mão de obra terceirizada, antes é preciso avaliar o cenário atual com riqueza de detalhes. Para isso, faça um levantamento de quanto foi gasto com recrutamento, seleção, treinamentos e desligamentos nos últimos anos.

Caso note uma alta rotatividade de funcionários ou índice de afastamentos acima da média, pode ser necessário reavaliar o clima organizacional antes de qualquer alteração na forma de contratação.

Feito isso, é importante observar se de fato é necessário substituir o trabalho realizado internamente. Se este for satisfatório, a terceirização da mão de obra pode não ser a melhor escolha.

Vale lembrar que ao substituir a mão de obra existente pela terceirizada, existe o risco de que a mesma não atenda ao padrão de qualidade já estabelecido. Quando há o contato direto com o cliente, essa diferença pode ser percebida ainda mais rapidamente, por isso, é importante avaliar os prós e contras com cautela.

Hoje, praticamente todas as funções de uma empresa podem ser terceirizadas. Logo, a maior questão não está em poder ou não poder, mas na viabilidade em se fazer tal alteração.

A Praxis Contabilidade sabe que a terceirização da mão de obra afeta diretamente o desempenho dos seus negócios, por isso, te ajudamos a avaliar os aspectos internos do negócio e julgar a viabilidade do investimento. Conte com a gente, fale agora mesmo com um de nossos especialistas.