Como saber se a minha ideia de negócio é viável
junho 27, 2019
Controle de custos na empresa: como fazer?
julho 30, 2019

Valuation: entenda o que é e como precificar sua empresa

O valuation é o termo em inglês para “avaliação de empresas”. Trata-se de do processo de estimar quanto uma empresa vale, sempre determinando um preço justo e o retorno de investimento em suas ações.

Com base nessa avaliação, os analistas podem realizar recomendações de compra ou vendas, comparando com o preço atual de ações da empresa listadas na bolsa de valores.

Por que o valuation é importante?

Muitos segmentos usam o valuation como ferramenta para análises. Um bom exemplo é o mercado financeiro, que usa essa técnica para entender se o preço dos ativos está coerente antes de investir ou não. Por exemplo, se a ação de uma empresa está com um valor mais baixo do que o seu valuation, por exemplo, é interessante comprá-la.

Se essa não for a sua realidade, saiba que o valuation ainda é importante e vem sendo utilizado por pequenas e médias empresas para tornar acordos entre administradores e sócios mais justo e facilitar negociações.

Tipos de valuation

Fluxo de Caixa Descontado – DFC esse método consiste na projeção dos fluxos de caixa de uma empresa e na aplicação de uma taxa de desconto para trazê-los ao valor presente. A lógica é a de que “dinheiro hoje vale mais do que dinheiro amanhã”.

Múltiplos de Mercado – esse método consiste em encontrar indicadores de empresas do mesmo setor, relacionando seus valores ao mercado. Nesses casos são utilizados o faturamento ou o lucro. Lembrando que empresas em diferentes fases possuem diferentes rentabilidades.

Liquidação – O método de liquidação leva em conta apenas quanto a empresa conseguiria em seus ativos tangíveis – propriedades, veículos, equipamentos e máquinas  em um curto espaço de tempo. Normalmente o método é usado para empresas que estão fechando as portas, para se avaliar quanto ela consegue pelos seus ativos em até 60 dias, por exemplo.

Contábil – O método contábil é semelhante ao método de liquidação, no entanto não considera a variável tempo. Ao invés de considerar quanto a empresa conseguiria pelos ativos em pouco tempo, ele considera os valores registrados no balanço patrimonial da empresa, descontados de sua depreciação ou amortização.

Não leve em conta apenas a parte financeira

Para que o seu valuation seja mais efetivo, é necessário analisar fatores que são fundamentais para o sucesso de uma empresa, sem ser a parte financeira. Para isso, responda algumas perguntas, como:

  • A empresa já está apresentando crescimento?
  • O mercado no qual ela está inserida está em expansão?
  • Existem concorrentes fortes? Eles inovam dentro desse mercado?
  • Há previsões de novas tecnologias que ajudarão a empresa a crescer mais ou a ser mais lucrativa?
  • A equipe da empresa é qualificada e balanceada?

Com isso será possível entender a saúde da empresa em longo prazo, para que o valuation seja mais efetivo.

Lembrando que para a análise dos itens que citamos nesse artigo, é necessário que você tenha um bom escritório de contabilidade ao seu lado. E nisso, a Praxis Contabilidade é especialista. Clique aqui e fale conosco.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.