Como saber se a minha ideia de negócio é viável
Como saber se a minha ideia de negócio é viável
junho 27, 2019
Controle de custos na empresa: como fazer?
Controle de custos na empresa: como fazer?
julho 30, 2019

Valuation: entenda o que é e como precificar sua empresa

Valuation: entenda o que é e como precificar sua empresa

O valuation é o termo em inglês para “avaliação de empresas”. Trata-se de do processo de estimar quanto uma empresa vale, sempre determinando um preço justo e o retorno de investimento em suas ações.

Com base nessa avaliação, os analistas podem realizar recomendações de compra ou vendas, comparando com o preço atual de ações da empresa listadas na bolsa de valores.

Por que o valuation é importante?

Muitos segmentos usam o valuation como ferramenta para análises. Um bom exemplo é o mercado financeiro, que usa essa técnica para entender se o preço dos ativos está coerente antes de investir ou não. Por exemplo, se a ação de uma empresa está com um valor mais baixo do que o seu valuation, por exemplo, é interessante comprá-la.

Se essa não for a sua realidade, saiba que o valuation ainda é importante e vem sendo utilizado por pequenas e médias empresas para tornar acordos entre administradores e sócios mais justo e facilitar negociações.

Tipos de valuation

Fluxo de Caixa Descontado – DFC esse método consiste na projeção dos fluxos de caixa de uma empresa e na aplicação de uma taxa de desconto para trazê-los ao valor presente. A lógica é a de que “dinheiro hoje vale mais do que dinheiro amanhã”.

Múltiplos de Mercado – esse método consiste em encontrar indicadores de empresas do mesmo setor, relacionando seus valores ao mercado. Nesses casos são utilizados o faturamento ou o lucro. Lembrando que empresas em diferentes fases possuem diferentes rentabilidades.

Liquidação – O método de liquidação leva em conta apenas quanto a empresa conseguiria em seus ativos tangíveis – propriedades, veículos, equipamentos e máquinas  em um curto espaço de tempo. Normalmente o método é usado para empresas que estão fechando as portas, para se avaliar quanto ela consegue pelos seus ativos em até 60 dias, por exemplo.

Contábil – O método contábil é semelhante ao método de liquidação, no entanto não considera a variável tempo. Ao invés de considerar quanto a empresa conseguiria pelos ativos em pouco tempo, ele considera os valores registrados no balanço patrimonial da empresa, descontados de sua depreciação ou amortização.

Não leve em conta apenas a parte financeira

Para que o seu valuation seja mais efetivo, é necessário analisar fatores que são fundamentais para o sucesso de uma empresa, sem ser a parte financeira. Para isso, responda algumas perguntas, como:

  • A empresa já está apresentando crescimento?
  • O mercado no qual ela está inserida está em expansão?
  • Existem concorrentes fortes? Eles inovam dentro desse mercado?
  • Há previsões de novas tecnologias que ajudarão a empresa a crescer mais ou a ser mais lucrativa?
  • A equipe da empresa é qualificada e balanceada?

Com isso será possível entender a saúde da empresa em longo prazo, para que o valuation seja mais efetivo.

Lembrando que para a análise dos itens que citamos nesse artigo, é necessário que você tenha um bom escritório de contabilidade ao seu lado. E nisso, a Praxis Contabilidade é especialista. Clique aqui e fale conosco.