Como a reforma tributária afeta a contabilidade das empresas
Como a reforma tributária afeta a contabilidade das empresas
novembro 3, 2020

5 motivos para investir na terceirização contábil

5 motivos para investir na terceirização contábil

Há tempos a contabilidade deixou de ser uma área de apoio, para se tornar decisiva na gestão e no sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Apesar disso, ainda existem empresários que deixam a área de lado e focam apenas na operação, o que representa um grande risco. Quer saber 5 motivos para investir na terceirização contábil? Então, continue lendo o artigo.

1 – Profissionais altamente capacitados

Nas micro e pequenas empresas, é comum que funcionários de outros departamentos, como o administrativo ou jurídico, sejam incumbidos de gerir também a contabilidade.

O resultado não é difícil de se imaginar: um colaborador sobrecarregado, insatisfeito e que não consegue realizar bem nem a tarefa para a qual foi contratado, nem a que acaba de ser adicionada.

Isso não acontece quando se investe na terceirização contábil, que passa a contar com profissionais qualificados e inteiramente dedicados a função, sempre atualizados e com profundo conhecimento do setor.

2 – Economia de dinheiro

Empresas com pensamento ultrapassado tendem a pensar que a terceirização da contabilidade representa um custo adicional, o que não poderia estar mais distante da realidade.

A experiência e o conhecimento dos profissionais especialistas em contabilidade faz com que eles identifiquem e evitem erros que possam acarretar custos adicionais para a empresa, tais como a bitributação e a inadimplência.

Consequentemente, em pouco tempo é possível perceber uma economia significativa, fruto de uma gestão contábil mais eficaz.

3 – Evita atrasos e punições

A rotina empresarial costuma ser bastante agitada, de modo que, vez ou outra, alguma conta acaba passando “batido”. Isso pode se tornar um problema quando se trata de tributos e obrigações junto ao fisco. Como consequência, além dos juros e multa, a empresa pode sofrer punições, como a exclusão da categoria em que se enquadra.

Esta é uma das grandes vantagens da terceirização contábil, já que os profissionais ficam sempre atentos aos prazos e eventuais mudanças que possam ocorrer.

4 – Diminui os riscos de processos judiciais

Diversas situações podem levar uma empresa a responder processos judiciais, sendo que a maioria delas é de natureza trabalhista ou fiscal. Em muitos casos, tudo ocorre mais por desinformação do que por má fé da empresa, que acaba perdendo tempo e dinheiro.

Com todas as questões tributárias, contábeis e trabalhistas em dia, o risco de isso acontecer cai significativamente, enquanto a empresa de contabilidade garante o cumprimento de todas as obrigações.

5 – Maior eficiência organizacional

Como consequência de todos os itens anteriores, a empresa ganha muito mais eficiência organizacional. Isso porque ela gasta menos tempo com burocracias e pode focar no que realmente importa, que é a gestão e o crescimento do seu negócio.

Se a sua empresa ainda não faz a terceirização contábil, vale a pena considerar essa possibilidade. A Praxis está pronta para ajudar o seu negócio a chegar ainda mais longe, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.