Governo exclui multa rescisória de 10% sobre o FGTS
Governo exclui multa rescisória de 10% sobre o FGTS
março 6, 2020
Terceirização da mão de obra
Terceirização da mão de obra
setembro 11, 2020

A importância do tributário pós-pandemia

A importância do tributário pós-pandemia

Se você é empresário ou trabalha no departamento administrativo de uma pequena, média ou grande empresa, certamente sabe o quanto a pandemia impactou os negócios. E por impacto, é importante olhar também a perspectiva positiva, afinal, muitas organizações se reinventaram e conseguiram aumentar o faturamento, mesmo nesta fase. Com isso em mente, é importante refletir sobre a importância do tributário pós-pandemia e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Enquanto algumas empresas tiveram seu faturamento drasticamente reduzidos durante a pandemia, outras conseguiram lucrar ainda mais. É fato que o ramo de atividade influencia – e muito – neste cenário, mas não há dúvidas de que aqueles que souberam exercer a resiliência e se adaptar à nova realidade se saíram melhor.

Prova disso são as empresas que adotaram o delivery e conseguiram se manter em funcionamento durante as fases mais rígidas do isolamento social.

São restaurantes que aderiram aos aplicativos de entrega, lojas físicas que se inscreveram nas redes sociais e até mesmo oficinas mecânicas que passaram a atender à domicílio e com hora marcada, proporcionando comodidade e segurança para seus clientes e, consequentemente lucrando mais.

Por outro lado, existem aquelas que precisaram recuar e aproveitar a “pausa forçada” para encontrar maneiras de continuar os negócios e recuperar o faturamento perdido no período.

Seja qual for a sua situação atual, é fundamental pensar na importância do tributário pós-pandemia. Isso porque tanto a queda quanto o aumento das receitas podem afetar seu planejamento. Saiba mais a seguir.

A importância da análise interna

Com as medidas de isolamento social cada vez mais brandas e a expectativa de uma vacina contra o coronavírus nos próximos meses, a economia começa a dar os primeiros sinais de recuperação e os empresários finalmente podem respirar com um pouco mais de alívio.

Contudo, antes de traçar estratégias baseadas na importância do tributário pós-pandemia, é importante que cada empresa faça uma análise interna rigorosa de seus números até o momento. Somente assim você terá a real noção do impacto sofrido e saberá quais medidas tomar de agora em diante.

Queda no faturamento

Sabendo que não é possível tributar onde não há riqueza, o Governo Federal prorrogou o vencimento dos principais impostos, o que é especialmente importante para as empresas enquadradas no Simples Nacional.

Deste modo, as parcelas referentes aos meses de março, abril e maio tiveram seu vencimento alterado, retomando a normalidade agora em agosto/2020.

Com isso, é importante verificar em qual regime de tributação sua empresa se enquadra, quais guias paga normalmente e o respectivo vencimento de cada uma delas, evitando o pagamento de juros e multas. O mesmo é válido para quem aderiu aos programas de concessão de crédito e às medidas de manutenção do emprego e renda.

Aumento no faturamento

Se a sua empresa não teve o faturamento afetado negativamente, ainda assim é preciso um olhar cauteloso para a importância do tributário pós-pandemia.

Um exemplo claro é o de empresas que ampliaram sua receita nos últimos meses e, com isso, ultrapassaram o limite de faturamento exigido para se enquadrar como MEI (R$ 81 mil) ou Simples Nacional (R$ 4,8 milhões).

A depender da quantia ultrapassada e do seu enquadramento atual, as medidas tributárias pós-pandemia mudam. Se for MEI, deve-se verificar o novo enquadramento como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). Já quem faz parte do Simples Nacional e excedeu o limite, deve avaliar entre o Lucro Real e Lucro Presumido, qual a alternativa mais viável economicamente.

Em ambos os casos, é importante consultar um contador especializado para obter as orientações e iniciar as adequações à nova realidade, diminuindo a possibilidade de erros, a burocracia e a bitributação.

A Praxis sabe da importância do tributário pós-pandemia e está apta para te ajudar neste período de tantas mudanças. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas agora mesmo.