Auditoria contábil: o que é?
Auditoria contábil: o que é?
novembro 29, 2019
Contrato Verde e Amarelo
Contrato Verde e Amarelo
março 6, 2020

Controladoria contábil: entenda o processo e seus benefícios

Controladoria contábil: entenda o processo e seus benefícios

Independentemente do segmento da empresa, ela precisa de um planejamento estratégico, com o financeiro, orçamentos e dados corretamente coletados e analisados. Por isso, a controladoria contábil atua como gerenciador dessas tarefas, consolidando as informações e ajudando os departamentos na gestão e alcance dos resultados.

A controladoria atua no suporte das decisões tomadas nos setores por seus gerentes e diretoria. Ela atua coordenando as ações em curto e longo prazo, corrigindo desvios e fazendo ajustes finos nos acertos.

Quem faz a controladoria contábil: entenda papel do controller

Dentro desse processo, o controller é um profissional estratégico e gerencial. Ele atua junto às áreas de contabilidade, finanças, fiscal, tributário e trabalhista.  A função dele é estratégica, observando os dados, causas e consequências e dando respaldo. Já a parte operacional fica a cargo do escritório de contabilidade.

Vantagens da controladoria contábil para a contabilidade da empresa

A controladoria contábil qualifica os processos contábeis da empresa. É feita a análise dos custos, planejamento de setor, o desempenho dos funcionários, as questões contábeis, fiscais e trabalhistas.

Uma das funções mais importantes é dar suporte ao escritório de contabilidade. Dessa forma, tarefas como realização do planejamento tributário, acompanhamento de novas leis e normas, auditorias e apresentações contábeis são bem estruturadas e continuamente melhoradas.

As atribuições da contabilidade abrangem mais do que os registros dos custos, faturamento, impostos e folha de pagamento. Esse ambiente de estruturação auxilia outros setores além do contábil, pois seus resultados geram vantagens em outros setores. Um exemplo são os demonstrativos contábeis, que são, ao mesmo tempo, úteis para a gestão financeira e para o planejamento de orçamentos de uma empresa.

Agora que você já percebeu a importância da controladoria contábil para sua empresa, clique aqui e fale com os especialistas da Praxis Contabilidade.