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Contabilidade para não contadores: conceitos que você precisa entender

Contabilidade para não contadores: conceitos que você precisa entender

No ramo da contabilidade é normal que alguns empresários tenham dúvidas sobre termos utilizados no cotidiano contábil. Claro que não há problema nisso, mas desconhecer esses conceitos pode causar problemas aos empresários e até levar uma empresa à falência.

Como conhecimento nunca é demais, continue esse artigo para entender alguns itens básicos para garantir a saúde do seu negócio.

Conceitos básicos de contabilidade

Balanço Patrimonial

Um termo comum na rotina contábil das empresas, o balanço patrimonial denomina uma demonstração contábil, financeira ou econômica que declara a situação de uma empresa em determinado período.

Trata-se de um dos documentos mais importantes para entender a realidade contábil de uma empresa, pois fornece informações precisas.

DTC – Demonstração do Fluxo de Caixa

Nele, o profissional entenderá a diferença entre as entradas e saídas do caixa de uma empresa, em determinado período de tempo. O documento não é obrigatório para todas as organizações, apenas as que possuem patrimônio líquido superior a R$ 2 mil. Mesmo assim, em empresas pequenas recomenda-se ter esse documento para avaliar seu ciclo financeiro.

DRE – Demonstração de Resultado do Exercício

A DRE contém o resumo das operações financeiras da empresa em certo período de tempo. As informações contidas nele ajudam a analisar se houve lucro ou prejuízo na empresa, pois especifica a receita de vendas, impostos, custos e despesas.

Patrimônio

Trata-se do conjunto dos bens, direitos e obrigações empresariais, servindo de base para que seja feito balanço patrimonial. Tanto uma máquina ou um produto em estoque podem ser considerados patrimônios de uma organização.

A diferença entre os ativos (bens que geram recursos) e os passivos (obrigações financeiras), designamos como “patrimônio líquido”.

Plano de Contas

Entendemos por plano de contas uma estratégia para categorizar e organizar as contas de uma empresa. Nesse documento constam as operações separadas por categorias, que podem ser separadas por conta bancária ou centro de custo.

Agora que você entendeu e conheceu os principais termos da contabilidade, pode conversar tranquilamente com o seu contador sobre o assunto. Se você ainda não tiver um, clique aqui e solicite o contato dos especialistas da Praxis Contabilidade.