Os 6 maiores erros contábeis cometidos pelas empresas
Os 6 maiores erros contábeis cometidos pelas empresas
dezembro 8, 2020
Reforma Tributária e seus principais impactos sobre a contabilidade
Reforma Tributária e seus principais impactos sobre a contabilidade
janeiro 11, 2021

Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão

Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão

Muitas pessoas pensam que a função da contabilidade é cuidar das partes burocráticas da empresa, garantindo o pagamento das obrigações e mantendo a organização financeira. Isso é uma verdade, no entanto, o setor contábil pode fazer muito mais por uma organização. Para descobrir como a contabilidade ajuda na tomada de decisão, continue lendo o artigo.

Contabilidade aliada a estratégia organizacional

Empresas que enxergam a contabilidade como parte integrante da estratégia organizacional estão muitos passos à frente da concorrência. Isso porque ela oferece todas as informações que você precisa para tomar decisões assertivas em diferentes áreas, possibilitando o crescimento sustentável da empresa.

A contabilidade centraliza algumas das principais fontes de dados e informações gerenciais, como o fluxo de caixa, balanço patrimonial e DRE. Deste modo, torna-se mais simples avaliar investimentos, recuar ou alavancar a operação, realocar recursos e muito mais.

Confira agora algumas das principais vantagens da contabilidade como ferramenta de negócios:

Simulação de diferentes cenários

Com as ferramentas contábeis em mãos, é possível obter informações preciosas. Essas informações podem e devem ser utilizadas para projetar cenários, do otimista ao mais pessimista, permitindo que a empresa esteja preparada, tanto para aproveitar oportunidades, quanto para recuar e sobreviver em situações economicamente desfavoráveis.

Facilita o planejamento tributário

Muitas empresas pagam impostos de forma tão automática, que nem sabem o que e por que estão pagando. Quando se utiliza a contabilidade como ferramenta de tomada de decisão isso muda, graças ao planejamento tributário e a elisão fiscal, uma maneira legal de reduzir a carga tributária da empresa.

Otimiza a definição e o alcance das metas

Para que as metas possam ser alcançadas, estas devem ser realistas. Metas realistas, por sua vez, precisam ser pautadas em informação, boa parte delas obtidas através da contabilidade. Analisar a performance dos últimos anos, por exemplo, pode contribuir na definição de objetivos realistas e ainda assim desafiadores.

Facilita a expansão do negócio

Nenhum negócio pode crescer sem uma base sólida e a contabilidade aliada à tomada de decisão possibilita isso. Se a sua empresa pretende crescer de maneira sustentável, ou seja, cujos resultados possam ser mantidos ao longo do tempo, a contabilidade é essencial.

Conclusão

A princípio pode ser difícil imaginar a contabilidade como parte estratégica de um negócio, contudo, à medida que analisamos melhor suas atribuições, fica fácil perceber como ela pode ser decisiva na busca pelo sucesso organizacional.

Por motivos óbvios, somente é possível obter dados precisos e aptos a serem utilizados na tomada de decisão, quando o processo contábil é executado corretamente.

Na Praxis nós acreditamos que toda contabilidade deve ser estratégica, por isso contamos com todos os recursos e ferramentas que você pode precisar para fazer a sua empresa crescer e atingir a alta performance. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba mais.