Contabilidade: quais documentos devo enviar mensalmente para o contador?
Contabilidade: quais documentos devo enviar mensalmente para o contador?
outubro 4, 2019
Quais os benefícios do outsourcing contábil?
Quais os benefícios do outsourcing contábil?
outubro 31, 2019

Balanço patrimonial e sua importância no negócio

Balanço patrimonial e sua importância no negócio

O balanço patrimonial é um item indispensável para a saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um cálculo da situação financeira do negócio em determinado período (normalmente os demonstrativos sempre analisam os últimos doze meses do negócio).

Esse documento auxilia o escritório de contabilidade a visualizar o posicionamento da empresa em relação aos custos e bens. Ele leva em consideração os ativos, passivos e também o patrimônio líquido.

Entendendo o patrimônio

Para a contabilidade, patrimônio é todo bem, direito e obrigação que pode ser convertido em valores monetários. Esses valores são divididos em duas categorias: os ativos e passivos. Sendo o patrimônio líquido, a diferença positiva entre eles, que seria o que a empresa tem oficialmente em caixa.

Os ativos são os bens e direitos de uma empresa, aqui entram os investimentos financeiros de qualquer espécie que possam gerar benefícios financeiros, liquidez de investimentos etc. Já o passivo se trata dos deveres e obrigações empresariais, ou seja, as dívidas com o Estado ou com os funcionários, por exemplo.

Por que o balanço patrimonial é importante

A primeira regra do controle financeiro é: tenha visão do seu negócio. É preciso observar e entender o presente, analisar o passado para se traçar um caminho para o futuro.

Com o balanço patrimonial. Empresário pode analisar a situação real da sua empresa, prevendo o impacto que qualquer ato administrativo pode ser sobre o patrimônio.

Para se entender o balanço, o empreendedor precisa basicamente analisar os valores investidos em estoque, empréstimos, débitos com fornecedores, pagamento de colaboradores e outros itens. Recomendamos que você tenha um bom escritório de contabilidade ao lado para desenvolver esse documento.

Se você ainda tem dúvidas e receios sobre o balanço patrimonial, fale com a Praxis Contabilidade. Temos especialistas com muitos anos de experiência que podem te auxiliar na criação e análise desses dados, visando melhorar o futuro do seu negócio.