Parceria Praxis e CertRio Certificado Digital
Parceria Praxis e CertRio Certificado Digital
outubro 31, 2019
Controladoria contábil: entenda o processo e seus benefícios
Controladoria contábil: entenda o processo e seus benefícios
novembro 29, 2019

Auditoria contábil: o que é?

Auditoria contábil: o que é?

A auditoria contábil é indicada para empresários que desejam saber em detalhes todos os aspectos que envolvem a sua contabilidade, independentemente se essa seja feita por um escritório de contabilidade ou por um profissional interno.

Se você deseja saber mais, continue a leitura desse artigo. Nele, vamos explicar os principais conceitos da auditoria contábil e em quais momentos ela é indicada para o seu negócio.

O que de fato é auditoria contábil?

A auditoria contábil nada mais é do que o processo que analisa a situação financeira de uma empresa. Porém, o foco é verificar se os cálculos feitos pela contabilidade (interna ou externa) estão mesmo corretos. Além disso, permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação.

Nela, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, separado por período. As informações são checadas junto aos comprovantes originais ou com fontes externas. Trata-se de uma das formas mais eficientes de demonstrar aos acionistas que há transparência e segurança nos negócios.

Apesar de ser um processo que é realizado em grandes empresas, não são só as grandes corporações que podem fazer a auditoria contábil. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode passar por um processo de auditoria a fim de verificar se as contas batem.

Embora o objetivo principal da auditoria contábil seja analisar a situação patrimonial da empresa, ela age diretamente em outros aspectos da empresa como o administrativo, patrimonial, fiscal, financeiro, econômico, ético e social.

Auditoria como ferramenta de mudança

Pense na auditoria como um diagnóstico. Ela não vai resolver os problemas, mas sim apontá-los. E caberá aos gestores tomarem as decisões efetivas que vão conduzir a empresa pelo caminho correto.

E não pense que os erros de cálculo significam fraudes. Eles são mais comuns do que se imagina, ocorrendo esporadicamente.  Assim, uma auditoria contábil tem o papel de esclarecê-los e servir como um processo de revisão dos balanços contábeis.

Se você ainda têm dúvidas se esse processo é o indicado para o seu negócio, clique aqui e tire suas dúvidas com os especialistas da Praxis Contabilidade.