Novas regras para a declaração da DIRF em 2021
Novas regras para a declaração da DIRF em 2021
dezembro 7, 2020
Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão
Como a contabilidade ajuda na tomada de decisão
janeiro 4, 2021

Os 6 maiores erros contábeis cometidos pelas empresas

Os 6 maiores erros contábeis cometidos pelas empresas

Toda empresa comete erros, independentemente de seu tamanho ou ramo de atuação. O problema é quando esses erros afetam diretamente as finanças da organização. Fato é que muitas falhas podem ser evitadas com medidas simples. Em contabilidade, por exemplo, organização, disciplina e investimento constante em conhecimento são fundamentais.

Quer conhecer os 6 maiores erros contábeis cometidos pelas empresas e como evitá-los? Confira a seguir.

1. Misturar as contas física e jurídica

O primeiro erro dessa lista não poderia ser outro. Misturar as contas física e jurídica é algo que muitas empresas fazem. A princípio, este pode parecer um hábito inofensivo, mas ele é o responsável pela falência de muitos negócios.

Muitos gestores, principalmente das micro e pequenas empresas, têm o hábito de pagar contas pessoais com o dinheiro da empresa e vice-versa. Como resultado, torna-se muito difícil apurar o lucro real da operação.

A solução para isso é simples. O empresário deverá estipular para si e, quando for o caso, para seus sócios, uma espécie de salário (pró-labore), deixando todo o valor restante para compor o caixa da empresa.

2. Não manter um livro caixa

O livro caixa é essencial para que o empresário mantenha o controle de toda a sua operação. Através dele é possível ver todas as receitas e despesas da empresa em um determinado período, além de evitar atrasos nos pagamentos.

O livro caixa também é útil na hora de fazer as declarações anuais, seja por conta própria ou com o auxílio de um contador.

3. Não fazer a gestão tributária

A gestão tributária é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa no curto, médio e longo prazo.

Seja para o MEI, pequenas empresas ou qualquer outra categoria tributária, além de facilitar a apuração e o pagamento das guias de recolhimento, a gestão tributária eficaz evita grandes problemas, como multas, exclusão de categoria, pagamento indevido de impostos, entre outros.

Quando aliado a um planejamento tributário eficiente, ainda é possível economizar quantias significativas sem driblar a legislação, garantindo a alta performance organizacional.

4. Não investir em organização

A desorganização é a pior inimiga de qualquer empresa e é o maior pesadelo quando se trata de erros contábeis. Sem o controle das operações, documentos, prazos e contatos, fica fácil cometer erros, que podem gerar consequências graves.

Existem softwares pagos e gratuitos que podem ajudar, e muito, neste sentido. Ainda assim, vale a pena conversar com um profissional e avaliar a possibilidade de investir na terceirização contábil.

5. Não acompanhar o avanço tecnológico

Empresas que não acompanham o avanço da tecnologia estão praticamente fora do mercado. Isso porque em tempos de conectividade, os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos às novidades.

Ainda que a sua maneira tradicional de cuidar da contabilidade da empresa funcione bem, sempre existem maneiras de torná-la mais eficiente e até mesmo mais barata. Em vez de supervalorizar a burocracia, invista o tempo e dinheiro economizados na satisfação dos seus clientes.

6. Não ter o auxílio de um contador

O contador não é apenas o profissional que abre e encerra empresas. Hoje, com a chegada da contabilidade consultiva, os escritórios de contabilidade estão aptos a atender empresas de diferentes portes e ramos de atuação, sempre com a mesma eficiência.

Na Praxis sabemos que tempo é dinheiro, por isso, temos os melhores profissionais e ferramentas para cuidar do seu negócio enquanto você se preocupa apenas em fazê-lo crescer.

Agora que você já conhece os 6 principais erros contábeis cometidos pelas empresas, faça diferente. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções.