Como fazer uma gestão financeira eficiente?
Como fazer uma gestão financeira eficiente?
janeiro 28, 2021

4 passos para retomar o crescimento pós-crise

4 passos para retomar o crescimento pós-crise

Muitas empresas foram fortemente prejudicadas pela pandemia do coronavírus em 2020. Mas, mais importante do que avaliar as perdas é encontrar maneiras de se recuperar e se preparar para o futuro. Confira no artigo 4 passos para sua empresa retomar o crescimento pós-crise.

Na tentativa de conter o avanço da pandemia do coronavírus, o isolamento social se fez necessário para diminuir a curva de contágio. Em contrapartida, o país sofreu com uma forte crise econômica, já que muitas empresas de diversos setores tiveram que parar ou diminuir drasticamente sua operação.

Felizmente, hoje, já é possível perceber os primeiros sinais de recuperação em muitos setores. Se você é empresário e deseja retomar o crescimento pós-crise, esse é o momento ideal para analisar o cenário e traçar estratégias assertivas. Saiba como a seguir.

  1. Analise sua situação atual

    O primeiro passo para retomar o crescimento pós-crise é analisar o quanto você ou a sua empresa foram afetados por ela. Para isso, faça um diagnóstico aprofundado do fluxo de caixa nos últimos meses e, se possível, compare com o período anterior.

    Se a queda no faturamento resultou em dívidas ou multas, procure resolver essas pendências antes de dar qualquer outro passo.

  2. Analise o mercado e os seus concorrentes

    Outra etapa de suma importância para retomar o crescimento pós-crise é analisar o mercado e os seus concorrentes.

    Veja o que outras empresas do mesmo ramo e porte que a sua estão fazendo para aumentar as vendas, na internet ou fora dela. Analise também qual tem sido a resposta do público frente a essas ações e encontre oportunidades onde eles ainda não estão atuando. Lembre-se de não copiar, mas usar como inspiração para criar suas próprias estratégias.

  3. Faça um planejamento estratégico

    Ter um planejamento estratégico é fundamental para que a sua empresa possa retomar o crescimento pós-crise, mas também não cometer os mesmos erros e sobreviver no caso de uma nova crise.

    Para que isso seja possível, um planejamento estratégico eficiente deve olhar para o curto, médio e longo prazo, traçando metas específicas e palpáveis para cada um deles. Cuide para que essas metas estejam alinhadas a sua nova realidade, mas ainda sejam desafiadoras o suficiente para promover crescimento.

  4. Organize as contas

    Não é possível crescer, nem se recuperar, sem que as contas estejam todas em dia. Reforce a atenção com o fluxo de caixa, melhore a gestão e monitore os resultados de cada processo, elimine custos desnecessários e cuide para que os tributos sejam sempre pagos em dia, evitando multas e juros.

    O auxílio de um escritório de contabilidade e gestão tributária pode ser de grande valia para quem deseja retomar o crescimento pós-crise, já que ajuda a identificar falhas e corrigi-las com a maior eficiência possível, além de fornecer insights poderosos para a tomada de decisões estratégicas.

Quer saber mais sobre como retomar o crescimento pós-crise na sua empresa? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas, conte com a Praxis Contabilidade.