Tributação para profissionais liberais ou autônomos: entenda a diferença
Tributação para profissionais liberais ou autônomos: entenda a diferença
março 23, 2018
Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?
Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?
abril 12, 2018

Realmente preciso de um escritório de contabilidade?

Realmente preciso de um escritório de contabilidade?

Empreender no Brasil é um grande desafio. O empresário se depara com uma série de procedimentos burocráticos junto aos órgãos públicos. Além de lidar com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Por conta disso, uma pergunta recorrente entre empreendedores é: preciso de um escritório de contabilidade?

A lei não obriga uma empresa a ter um contador. Mas, principalmente em cenários econômicos desafiadores, negócios que possuem uma estrutura contábil eficiente saem na frente. Por isso, é pertinente pensar: quais serão os ganhos com um escritório de contabilidade?

Benefícios de ter um escritório de contabilidade

A contratação de um escritório de contabilidade pode ajudar no crescimento sustentável de uma empresa, diminuindo seus riscos empresariais. Veja abaixo como uma contabilidade pode auxiliar sua empresa.

Abertura correta do negócio

Ao abrir um negócio, é preciso tomar algumas decisões cruciais. Como, por exemplo, qual o enquadramento tributário ideal, tipo societário etc. O escritório de contabilidade irá auxiliar o empreendedor para que opere de forma regular, com baixas cargas tributárias, reduzindo riscos.

Controlar impostos e realizar o planejamento tributário

O contador conhece a dinâmica dos tributos. Desta forma, pode controlar quais são os valores a pagar e quando devem ser pagos. Além de providenciar um enquadramento que reduza os impostos.

Análise de desempenho

Principalmente no caso de contabilidade tradicional, o empresário terá auxílio na análise de desempenho da empresa. Isso por meio de relatórios contábeis. Neste caso, não podemos deixar de lado o balanço patrimonial, uma peça chave para verificação dos negócios e estabelecimento de metas.

O contador garante a regularidade fiscal

Para que você tenha sempre em dia as obrigações acessórias para o fisco, o contador é essencial. Ele irá garantir que o acompanhamento seja feito, pelas certidões negativas. Não se esqueça que não cumprimento dessas obrigações pode tornar seu negócio irregular.

Ainda com dúvidas se precisa de um contador? A Praxis é um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro, que possui amplo atendimento nacional. Clique aqui e solicite sua consultoria.