Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?
Contabilidade para startups: qual a tributação ideal?
abril 12, 2018
5 erros de empreendedores ao abrir uma empresa
5 erros de empreendedores ao abrir uma empresa
abril 9, 2019

MEI ou Microempresa: qual a melhor opção para quem inicia um negócio?

MEI ou Microempresa: qual a melhor opção para quem inicia um negócio?

Se você sempre quis ser empreendedor e agora está às vésperas de concretizar esse sonho. Mas ainda faltam informações e a principal delas é: qual perfil de empresa escolher. MEI ou Microempresa? Qual regime tributário escolho?

A maioria dos empreendedores que atuam sozinhos ainda têm dúvidas se devem contratar um profissional especializado para abertura da empresa ou se realmente precisam se enquadrar em um regime tributário. Se você está nessa situação, continue a leitura desse artigo.

MEI ou microempresa? Entenda quando optar pelo MEI

Atualmente os empreendedores estão regularizando suas situações por meio do MEI – Microempreendedor Individual. Esse regime oferece uma série de vantagens: um número de CNPJ, emissão de notas fiscais e carga tributária quase inexistente.

A regularização por meio do MEI é simples e o procedimento pode ser feito online através do Portal do Empreendedor. O MEI é isento de tributos federais como o IRPJ, PIS, COFINS, CSLL e IPI.

Porém não são todas as atividades que podem se enquadrar como MEI. Por isso, antes de optar por esse modelo é preciso saber quais serviços são permitidos. O faturamento também influencia, uma vez que para ser MEI é preciso de um faturamento máximo de R$ 81 mil/ano.

Quando optar por uma Microempresa – ME

As microempresas – ME possuem uma estrutura mais complexa, começando pelo faturamento. Para formalizar um negócio como ME é preciso ter uma receita bruta de no mínimo R$ 360 mil por ano.

O processo de formalização de uma microempresa é mais burocrático, por conta da necessidade de um contrato social que deve ser registrado em uma junta comercial. Também é preciso escolher o enquadramento tributário ideal: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Em qualquer um dos casos, vale contar com uma boa assessoria contábil, para dar suporte ao seu projeto. Precisa de um bom parceiro para abrir sua empresa? Clique aqui e fale com os profissionais da Praxis Contabilidade.