IRPF para investidores: o que você precisa saber
IRPF para investidores: o que você precisa saber
abril 6, 2021
Certificado Digital: o que é e para que serve?
Certificado Digital: o que é e para que serve?
maio 6, 2021

Empresa LTDA ou SA, qual a melhor opção?

Empresa LTDA ou SA, qual a melhor opção?

Muitas dúvidas surgem na hora de escolher o modelo societário de uma empresa. Dentre os modelos de sociedade mais comuns no Brasil, S.A. e LTDA são as mais comuns. Mas você sabe as diferenças entre elas? Para entender e descobrir qual a melhor opção para a sua empresa, continue lendo o artigo.

Qual é a diferença entre uma empresa LTDA e SA?

No Brasil, é possível ter empresas sob diferentes formatos legais. Em suma, os modelos mais encontrados são Microempresa Individual (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Anônima ou por Ações (SA).

Em uma empresa de Sociedade Limitada, os investidores são sócios da empresa e interferem diretamente nas decisões da organização.

No caso de uma empresa LTDA, o capital social é dividido em cotas, definidas por contrato social, e os acionistas respondem solidariamente e proporcionalmente ao que investiram na empresa. Isso, inclusive, vale para as dívidas.

Já nas chamadas Sociedades Anônimas, os investidores não necessariamente são próximos a empresa e sua relação é mais ligada aos resultados financeiros e valorização de suas ações na bolsa de valores.

Agora que você já entendeu as diferenças básicas entre uma empresa LTDA e uma SA, saiba como escolher entre LTDA e SA, e qual é a melhor opção para a sua empresa.

Qual é o melhor modelo para minha empresa, LTDA ou SA?

O primeiro passo ao fazer a abertura de uma empresa quando ela possui mais de um sócio é estudar qual é o melhor modelo societário.

Para avaliar qual é a melhor opção para sua empresa, é importante saber que há outras diferenças entre o modelo LTDA e SA, não relacionadas somente ao capital social. São elas:

1 – Legislação

A SA é regida por uma lei própria, a Lei 6.404/76. Já a LTDA é regida pelo Código Civil Brasileiro. Assim, é importante, primeiramente, inteirar-se sobre a legislação que rege a formação escolhida.

2 – Administração

Em empresas LTDA, a administração pode ser feita somente por uma pessoa, não havendo a necessidade da formação de conselhos.

Porém, no caso de uma empresa SA, é necessária a existência de um Conselho Fiscal e no mínimo dois diretores. É também recomendada a criação de um Conselho Administrativo.

3 – Cotas e Ações

No caso de uma empresa LTDA, não existe a possibilidade de que suas ações sejam negociadas na bolsa de valores. O que existem são cotas, registradas no Contrato Social, constando o quanto cada cota representa do capital social.

Já em empresas SA, as ações podem ser negociadas abertamente na bolsa de valores, podendo ser adquiridas por qualquer pessoa com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

4 – Decisões pelos sócios

Em empresas LTDA, as decisões são tomadas pelos sócios, proporcionalmente ao capital social investido, independentemente das cotas.

Já em empresas SA, as decisões são baseadas na quantidade de ações que cada sócio possui e não no valor que cada sócio pagou pela ação.

5 – Comunicação de decisões

Uma empresa LTDA não precisa publicar suas decisões em veículos de grande circulação, ao contrário de uma empresa SA.

Conclusão

Para poder escolher o melhor modelo societário para sua empresa, responda algumas perguntas com sinceridade: temos condições de indicar diretores e estabelecer um conselho fiscal? Estamos prontos para negociar ações da empresa para o público geral? Esse é o primeiro ponto.

Ademais, o tipo de sociedade interfere diretamente nas questões fiscais da empresa. Logo, a orientação de um profissional contábil é imprescindível em todo o processo de abertura e confecção do contrato social, auxiliando e guiando o futuro da empresa, rumo ao sucesso organizacional.

Quer saber mais sobre os tipos de sociedade e qual a melhor opção para a sua empresa? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.