Contabilidade para não contadores: conceitos que você precisa entender
Contabilidade para não contadores: conceitos que você precisa entender
maio 27, 2019
Valuation: entenda o que é e como precificar sua empresa
Valuation: entenda o que é e como precificar sua empresa
junho 27, 2019

Como saber se a minha ideia de negócio é viável

Como saber se a minha ideia de negócio é viável

Sempre que um empreendedor pensa em montar um novo negócio, costuma procurar ideias que já deram certo. Isso, pois esse caminho é mais fácil e já foi percorrido por outros profissionais de sucesso. Então ele restringe sua ideia de negócio a mercados já existentes e vastamente percorridos.

Mas, escolher algo que já “funcionou” para outra pessoa não é garantia de que isso vai te trazer sucesso no mundo dos negócios. É preciso ir além, avaliando pontos importantes que determinam se a sua ideia de negócio é viável. Continue a leitura desse artigo para entender mais sobre como saber a viabilidade do seu negócio.

Faça um plano de negócios

Para que a sua ideia comece a tomar forma, inicie pelo plano de negócios. Nele, suas ideias estarão estruturadas e muitas perguntas passam a ser respondidas e organizadas. Ele é um planejamento para estruturar sua empresa, o que ela irá oferecer, como chegar ao cliente, estabelecer preços e até mesmo conseguir um empréstimo para os custos iniciais de abertura.

De olho nos custos fixos

Depois de elaborada essa etapa, é preciso fazer as contas e verificar todos os gastos que terá inicialmente, como com aluguel, luz, água, funcionários e produtos. Assim verá se eles caberão em seu orçamento, pois nos primeiros meses, como o negócio está começando, pode ser que ele ainda não dê o retorno financeiro esperado e você precise de um capital de giro maior. Isso deve estar previsto em seu orçamento.

Escolha uma ideia de negócio de acordo com as suas expectativas financeiras

Antes de tudo é preciso entender qual o padrão de vida que você deseja ter e como alcançará isso no seu negócio. Lembrando que para isso você irá precisar de um bom escritório de contabilidade.

Tudo isso, pois a abertura de uma empresa demanda uma série de passos, entre eles a elaboração de contrato social, registro na junta comercial, alvará de funcionamento, inscrição estadual, licenças municipais e muito mais.

Com esses três itens definidos, fica fácil entender a viabilidade da sua ideia de negócio e colocar “mãos à obra”. E se precisar de ajuda com a contabilidade, chame a Praxis Contabilidade. Clique aqui e saiba mais.